domingo, 23 de maio de 2010

RETALHOS





Personagens chaves:
Marido [Cena I]
Esposa [Cena I]
Motorista [Cena II]
Enamorado [Cena III]
Enamorada [Cena III]
Cega [Cena IV]
A Mãe [Cena V]
(pessoas da rua e do sinal)
/Musica 1/
Introdução “Encontros” (todos)
De vários locais diferentes os atores começam a sair. De forma gradativa vai chegando ao centro de cena. E quando vão chegando formam um único círculo. Olham-se e trocam de lugar. Juntam as mãos no centro. Olham-se. Viram-se para platéia dão um passo para frente. Trocam de lugar. Param e olham para platéia e saem um de cada vez. Só ficando o grupo de primeira cena.

/Musica 3/
Cena I “O casal”( David e Bel)
David senta. Pega um jornal abre. Bel chega. Senta ao seu lado. Abre um jornal. (tempo) David, abaixa o jornal e finge ligar uma TV. Ele faz movimentos como se estivesse vendo um jogo de futebol. Bel abaixa o jornal devagar. Olha para ele como ar de superioridade. Olha para o local que estaria a TV. Tenta conversar com ele. Ele continua olhando para TV. Isso acontece mais uma vez. E a mesma situação se repete. Ela se levanta e olha para ele com raiva. David nada faz. Ela sai. (pausa) Ele olha para onde ela foi. Desliga a TV e abre o jornal.

/Musica 5/
Cena II “O Ônibus” (David, Aninha,Andre,Thais, Tamiris, Carol, Rey, Cintia e Claudio)
Aninha, Andre, Thais, Tamiris, Carol (cega) e Rey entram. Todos trazem cadeiras. Andre (motorista) mais na frente e finge está segurando um volante. Os outros atrás do lado d e David. E formam ao todo duas filas. Eles fazem movimentos como se estivessem num ônibus. Chegam Cintia e Claudio. Pedem parada. Entram e ficam de pé. David levanta-se. Dá sinal para descer. Sai do ônibus e de cena. Claudio senta-se. E pega a bolsa e a pasta do que ficou de pé. (pausa) O ônibus dá um freio. Cintia quase cai. Aninha pede sinal e desce. Depois Thais, Tamiris, Carol, Rey, Claudio isso tudo de forma gradativa. Só ficam em cena Cintia e Andre. Depois o motorista sai e leva sua cadeira e a dá mulher.

/Musica 7/
Cena III “A chuva” (Wilker e Cintia)
Cintia observa o seu redor. Percebe que vai chover. Abre seu guarda-chuva. Do outro lado entra Wilker correndo. Fica de costas para ela e abre o seu guarda-chuva. Eles andam em círculos. Até que andam para frente. Viram-se. Olham-se profundamente. Wilker dá um passo na frente e Cintia um para trás. Ele estende a mão e ela de vagar a pega. E saem de braços dados.

/Musica 9/
Cena IV “O Sinal”(Tamiris, Claudio,Willany, David, Rey e Carol)
Sinal aberto (Tamiris). Claudio entra. Sinal fechado. Para. Olha para os lados. Idéia de avenida movimentada. Chegam Willany, David e Rey. E esperam junto com Claudio. Do outro lado. Chega Carol (cega), com bengala e óculos escuros. A primeira pessoa observa. O sinal abre. Willany, David e Rey andam cruzam o sinal e saem. Claudio atravessa, ajuda Carol (cega) a cruzar a avenida. Carol sorrir agradecida e sai. O sinal fecha. Claudio espera.

/Musica 11/
Cena V“ A criança” (Claudio, Andre, Bel, Aninha e Thais)
Claudio permanece. Do outro lado aparece Thais com uma criança no colo. Eles estão de lados opostos. Sinal abre. Cruzam-se. Claudio sai. Thais fica parada olhando para criança. Entra Andre, Bel e Aninha . Ficam ao redor dela. Ela oferece a criança a cada um. Os três se negam. Mudam de lugar. Thais retorna a oferecer a criança. Novamente eles negam. Sai um de cada vez, deixando ela sozinha em cena. Triste olha para a criança. Ver um cesto de lixo. Olha fixamente para criança. Anda de forma devagar, coloca a criança no lixo e sai correndo por dentro da platéia.

/Música 13/
Cena VI “A indecisão” (Rey, Wilker, Cintia, Willany, Aninha, Claudio, Andre)
Criança em cena, sozinha. Rey entra em cena. Olha para criança, a pega no colo. Faz com que a criança pare de chorar. Chega Wilker e Cintia de braços dados. Rey dá a criança. O casal olha para ela, sorriem e sai. Rey só em cena. Willany e Aninha chegam. Uma de cada lado. Rey olha para as duas. (tempo) Chega para Willany, e alisa seu rosto. Depois olha para outra, anda em direção a Aninha e lhe dá um beijo na testa. Volta para o centro. Indecisão. Olha para as duas mulheres. Anda um passo em direção a uma, depois volta. Faz o mesmo com a outra. (pausa) Chega Andre e Claudio, um de cada lado. Olham para as mulheres. Elas olham para o homem do centro. Os homens de vagar se aproximam e pegam na mão das duas mulheres. Elas retornam o olhar ao do centro, mais acabam virando-se para os que estão ao seu lado. Rey entra em desespero. Cada casal se olha fixamente. Rey coloca as mãos na cabeça. Mulheres têm as mãos beijadas pelos homens e assim, de braços dados, cruzam a cena e saem. Rey permanece ao centro, parado.

/Música 15/
Conclusão “Desencontros” (Todos)
Todos os atores entram. Um de cada vez. Vai aos poucos formando duas fileiras, uma de frente para outra. Os atores da mesma fileira se olham e andam. Cruzam com os atores da outra e chegam a mudar de lugar. Isso acontece três vezes. Andam agora de forma alternada, sem seguir nenhuma lógica, como se estivessem soltos. Vão parando devagar, até que todos fiquem de frente para platéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário