sábado, 5 de setembro de 2009

AOS AMIGOS






Autores: Camila Diles, Willanny Nathanny e Tamirys Rodrigues
Organização textual: Onézia Lima
Direção: Onézia Lima

1° CENA

A LISTA
Autor: Oswaldo Montenegro
Adaptação: Onézia Lima

Tudo escuro. Homem e mulher separados e eqüidistantes num plano superior dentro da platéia. A fala é dita quando são focalizados pela luz.

HOMEM
Faça uma lista de grandes amigos, que você mais via há 10 anos atrás.
MULHER
Quantos você ainda ver todo dia? Quantos você não encontra mais?
HOMEM
Faça uma lista dos sonhos que tinha. Quantos você desistiu de sonhar?
MULHER
Quantos amores jurados para sempre. Quantos você conseguiu preservar?
/ Música /

2° CENA

O QUARTETO
Autor: Camila Diles
Personagens:
NARRADOR
LEO
JOHN
IVA
DUDA

NARRADOR
Três grandes amigos que estudam juntos desde a 5° serie do Ensino Fundamental, e hoje eles estão no 1° ano do Ensino Médio. Os três amigos, Leo, Iva e John, estão com 15 anos. Já na metade do ano letivo chega Duda para estudar na mesma sala deles. Duda tem 14 anos.

LEO (chegando na sala)
Oi John! Oi Iva! E ai beleza cara?
JOHN ( já na sala)
Tudo ótimo brorder! Chega ai, a gente guardou seu lugar.
IVA (já na sala)
Como sempre! E ai, quais são as novas?
LEO
Na mesma!
Na mesma hora que Leo acaba de falar, chega Duda perguntando aos três se tem algum lugar para senta-se. John, Leo e Ivan olham-se um para outro com um ar de alegria.
DUDA
Tem algum lugar para sentar?

LEO
Pode sentar aqui com a gente!
JOHN
É! Aqui tem uma cadeira sobrando. Pode vim!
IVA
Qual o seu nome?
DUDA
Meu nome é Maria Eduarda, mas todo mundo me chama de Duda.
IVA
Então Maria Eduarda, quero dizer, Duda, seja bem vinda. O meu nome é Iva.
LEO
E meu nome é Leo.
DUDA (rindo e apontando)
Que dizer que você se chama Iva, e você Leo e você, qual seu nome?
JOHN
Meu nome é John.
DUDA
Que legal!

Música/ todos conversam animadamente/ O sino toca. Isso significa que é hora do intervalo. Os três amigos sempre vão conversar numa sala.

LEO
Ei, gente! É hora do intervalo. Vamos! Está na hora!
JONH
É mesmo, bora!
IVA (chega perto de John e Leo e fala baixinho)
Ei meninos! Vamos chamar a Duda para ir com a gente?
JOHN
Por mim tudo bem.
LEO
Ei Duda! Vem com a gente!
DUDA (alegre)
Jura! Eu posso ir mesmo com vocês?
JOHN
Claro que você pode! Vai ser um prazer ter uma menina tão legal no nosso trio.
LEO
Epa! Para tudo!
IVA
Porque?
LEO
Não somos mais um trio. A partir de hoje viramos um quarteto de amigos!
DUDA
Que legal! Nunca pensei que eu fosse arranjar três amigos tão legais! E melhor ainda: em tão pouco tempo.
JOHN
Então vamos gente!
DUDA
Mas, para onde não vamos, garotos?
LEO
Para o lugar que a gente sempre vai na hora do intervalo.
JOHN e IVA
Para sala vazia!
DUDA (espantada)
Que sala?
LEO
É uma sala que vamos desde a 6° série.
JOHN
Onde nos dividimos o lanche, jogamos e fazemos tarefas escolares.
IVAN
E bla, bla, bla... E várias outras coisas!
DUDA
Então vamos!

Os quatro saem./Música/
3° CENA

A DESPEDIDA
Autor: Willanny Nathanny
Personagens:
PAULA
CLARA
LUCIA
NARRADOR

NARRADOR
Grandes amigas que se conhecem desde a 5° série e nunca se separam. Elas estão no 3° ano, decidindo que faculdade fazer e pensando no futuro.

CLARA (Pensativa)
Como será daqui para...
PAULA
Como assim?
CLARA (Pensativa)
Nossa vida, nossas escolhas, nossa amizade?
LUCIA
Ai gente! Eu já conheço vocês desde a 5° série e até agora nunca nos separamos. Já até mudamos de escola para ficarmos juntas.
PAULA
É, mas... E agora? Cada uma vai tomar seu rumo. Eu não queria que fosse assim. O tempo passou tão rápido.
CLARA
É já estão terminando as aulas...
LUCIA
Já que estamos conversando sobre isso, eu vou contar uma coisa para vocês. Meu pai vai me levar para Inglaterra. Vou morar lá com ele.
CLARA
Eu também vou me mudar. Vou para São Paulo. Vou fazer a faculdade lá, na USP.
PAULA
É! Pelo jeito cada uma ta indo para um lado! Como amanhã é o ultimo dia de aula, vamos preparar uma despedida?
LUCIA e CLARA
Claro!

(se abraçam e saem de cena) /musica/
(voltam uma de cada vez no chão) /musica acaba/

LUCIA
Finalmente acabou! Vou está livre das aulas chatas.
(triste) mas, agora eu não sei quando vou ver vocês de novo!
CLARA (triste)
É... uma amizade de tanto tempo não deve acabar assim. Por isso, eu trouxe uma coisa para vocês.
PAULA
Eu também trouxe.
LUCIA
Vocês acham que eu iria deixar isso passar em branco? Claro que não!
CLARA
Eu trouxe a pulseira da amizade. Uma de cada cor, a cor preferida de cada um. Para quando vocês estiverem com saudades olhe para ela... Há também trouxe uma carta!
PAULA
Eu trouxe também uma carta para cada uma e um pingente da amizade.
CLARA
Ótimo! Assim colocamos na pulseira!
LUCIA
Trouxe minha câmera para registramos esse momento. E cada um vai ter essa foto para botar num porta-retrato. Mas, antes eu gostaria de fazer um pedido ou melhor que nos todas façamos uma promessa...
CLARA e PAULA
Qual?
LUCIA
Que nunca vamos esquecer um do outro e que pelo menos uma vez por ano a gente se encontre.
CLARA e PAULA
Por mim, tudo bem?

(eles trocam os presentes e as cartas e tiram à foto)

CLARA
Há! Não podemos esquecer de todo dia trocar e-mails e mensagens pelo orkut!

(todas riem e saem abraçadas) / sobe música/

4° CENA
A SEPARAÇÃO
Autor: Tamirys Rodrigues de Souza
Personagens:
TINA
LIV
LARA
NARRADOR

NARRADOR
Liv e Lara são duas irmãs. Liv tem 10 anos e Lara 14. Os pais das meninas se separam já faz três anos e Liv, por ser a filha casula, ainda sofre com essa situação. As duas estão em casa, junto com elas está sua prima Tina.

LIV
Não agüento ser mais criança.
LARA
(rindo) Sinto muito baixinha, mas, você ainda é criança. E maninha, só faltam três anos para você se tornar adolescente. (fala isso com expressão de riso) E você fala isso, mas depois vai se arrepender de ser adolescente. Por que é um saco! Temos obrigações toda hora, além de sermos deixados de lado por não ser mais criança. (pega na mão de Liv e beija a cabeça dela)

(Liv para pensar e fala)

LIV
Mas, o bom mesmo é que vocês podem sair só, sem permissão e podem desobedecer a papai e a mamãe. (fala isso com bastante fúria)
LARA
Nem sempre. Posso sair sozinha, depende do lugar que eu vou e a hora que vou voltar. E mocinha, (colocando a mão na cabeça de Liv) nem pense que por eu ser adolescente posso desobedecer.

(Liv abaixa a cabeça e não fala mais nada e sai correndo. Lara olha que sua irmã está chorando e depois de algum tempo vai atrás dela e começa a falar sobre os seus pais. Liv com má criação tapa os ouvidos e finge que não escuta.)

LARA
Liv, para com isso! Você mesmo diz que não aquenta mais ser criança e faz birras. Isso para mim é coisa de criança. E você mocinha tem que parar de dizer que não tem pai e nem mar. Porque você tem pai, mãe, tia, avó, avô, irmã amigas... Você deveria é agradecer por ter isso. Há muitas crianças por ai que nem isso tem, por perderem cedo.

(pausa)
Você queria que mamãe e papai morresse? (gritando) Queria?

(Liv chora e balança a cabeça fazendo sinal de negação e se abraçam. Quando percebem o pai e a mãe estão atrás delas. Olha-se fazendo sinal de positivo com a cabeça e as duas correm e abram os pais)

LIV
Pai, mãe eu amo vocês, mesmo vocês separados. Um anjo azul uma vez me disse (olhando para irmã) me disse que devemos perdoar as pessoas. Amando e respeitando suas decisões. Por isso eu digo: eu amo muito, muito vocês!

(Liv e Lara abram os pais e saem com eles.)/música/

ULTIMA CENA.

CANÇÃO DA AMÉRICA.
Autor: Milton Nascimento
Adaptação: Onézia Lima

Cada grupo retorna a cena, gradativamente e falando em forma de coro.

GRUPO 1
Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves...
GRUPO 2
Amigo é coisa para se guardar, no lado esquerdo do peito...
GRUPO 3
Mesmo que o tempo e a distância digam não...
TODOS OS GRUPOS
Assim, falava à canção que na América se ouviu.../sobe Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário