sábado, 5 de setembro de 2009

O CASAMENTO DO JUMENTO COM A ONÇA






Autor: Onézia Lima
Inspirado em a Megera domada de William Shakespeare
Direção: Onézia Lima

Personagens:
NARRADORES (dois) (não tem sexo definido, eles têm que ser bem alegres e animados)
CATARINA (noiva) com uma personalidade forte e braba.
PEDRO (noivo) valente matuto
MANUELA (irmã da noiva do meio) a inteligente (sincera e irônica)
BEATRIZ (irmã da noiva mais nova) romântica e inocente
BATISTA (pai da noiva) típico coronel do sertão
DONA NORMA (mãe da noiva) Típica beata de igreja.
O PADRE (bêbado)
MULHERES

INTRODUÇÃO
(música: entram os personagens e ficam parados como se fossem estatuas)

(música: os narradores se movem como se estivesse vendo algo)

NARRADOR 1
Boa noite senhoras e senhores! Num lugar muito longe! Onde a terra é de cuscuz, os rios são de leite e as montanhas de rapadura!
NARRADOR 2
Nesse paraíso, acontece um casamento de um matuto valente com a mulher-fera do sertão. E essa história que vai ser contada para vocês

(assim, no decorrer da música demais personagens ficam em posição e começam a dançar. No fim dela, os personagens se retiram só ficando o Batista, Manuela e a Catarina e o narradores ao fundo)

1° ATO A Fera

1° Cena

BATISTA
Minhas flores de mandacaru!
CATARINA
O que é?
BATISTA
Tenho que arrumar um marido para você, Catarina!
CATARINA
O senhor ficou lê lê da cuca? Num me caso. NUNCA!
BATISTA
Você precisa casar minha flor, todos já estão falando de você...
CATARINA
O que esse povo que num tem o que fazer tá dizendo?
MANUELA
Que você vai ficar encruada, pra titia! Com esse gênio que você tem maninha, nem um bêbado vai te querer!
CATARINA
Eu não estou preocupada! Vai nascer ainda o homem que coloque cabresto em mim!(sai)
BATISTA.
Se vai nascer ainda, eu num sei, mas que vou achar esse homem, ai que vou! E você casa! Se não me chamo Coroné Batista Cavalcanti de Melo e Souza!

(Batista e Manuela saem para o outro lado)

2° Cena:
(Pedro com uma mala na mão e do outro lado os narradores)

NARRADOR 1
Olá seu moço, de onde o senhor vem?
PEDRO
Vim de longe, dá capital.
NARRADOR 2
Logo notamos que o senhor num era dessas bandas, o que o senhor procura nessas terras?
PEDRO
Sabe que num sei, estou sem rumo nessa vida! Bem que eu queria que a sorte batesse a minha porta!
NARRADORES (Olhando para a platéia, com um ar malicioso)
NARRADOR 1
Quem sabe a sorte num está mais perto que pensas! Olhe, um coroné, muito rico, está deposto a casar sua filha mais velha a quem consiga lhe colocar o cabresto
PEDRO
Avé Maria, a filha desse Coroné é uma mulher ou uma Onça?
NARRADOR 2
Vamos dizer que é um pouco dos dois. (dá uma risadinha)
PEDRO
Bom, acho que vou encarar essa fera, o pai é rico, estou cheio de dividas, pode ser um bom negocio. (pensativo) Mais me diga uma coisa, a bichinha é bonita?
NARRADOR 1
Bunita? Sim, sim, sim! Só que tem um gênio! (balança a cabeça para os lados)
PEDRO
Então diga a esse Coroné, que quero conhecer a sua filha mais velha, e que minhas intenções são de casamento. Amanhã logo cedo já estarei na casa dele e saio de lá, já noivo! Até amanhã! (sai)
NARRADOR 2 ( fica olhando para ele até sair e depois fala com a platéia)
Senhoras e senhores! Vamos ver se o nosso Pedro será o domador da Fera!(rir muito e saem de cena)

2° ATO O Noivado

1°Cena
(entra Beatriz, Manuela e Catarina)

BEATRIZ
Oh, Cata! Por que você me trata tão mal, eu nunca fiz nada que te desapontasse!
CATARINA
Ah, Beatriz!O seu jeito, esse ar romântico, meigo e melequento que me desagrada!
MANUELA
Maninha, acredito que Cata na verdade morre de inveja de você, pois, estás cheia de pretendentes, e ela, coitada! Num tem um único homem em toda essa região que queira casar com a Fera! (fala isso rodando pela irmã com ar de superioridade)
CATARINA
Oh, Manuela!Como isso fizesse eu ficar com rugas de preocupação! (rir bem alto)

(batem na porta e escutam a voz de dona Norma)
DONA NORMA
Meninas, Meninas! O seu pai quer falar com vocês!

(as três se olham e andam em direção a outra extremidade do palco, Catarina na Frente, Manuela e Beatriz atrás.)

2° Cena
(do outro lado do palco, entra Pedro com Batista)

BATISTA
Tenho três filhas. Catarina, Manuela e Beatriz. O senhor veio aqui com a intenção de desposar a minha mais velha, a Catarina.
PEDRO
Mais que belo nome! Ela deve ser muito bela e Virtuosa.
BATISTAS
O senhor não sabe quanto!(palsa)
Aqui estão minhas flores do sertão!

(Beatriz, de forma gentil, se curva fazendo reverência à visita Manuela aperta a mão de Pedro e Catarina fica parada e seria)

Catarina, esse moço veio aqui pedir a sua mão em casamento, vou deixar que vocês conversem um pouco para se conhecerem melhor.

(Catarina fica com cara de assuntada e depois de braba. Batista pega no braço das meninas e saem se cena)

PEDRO
Olá, te Chamam de Cata não é? És a flor mais linda de todo sertão!
CATARINA
Para quem é burro, você escuta demais, para senhor, seu jumento, me chamo apenas Catarina!
PEDRO
Não maltrate quem te corteja
CATARINA
Preferia ser cortejada por um abrute, do que por um jumento.
PEDRO
Ohhh...Catinha, não seja tão azeda!
CATARINA
Só fico azeda quando vejo um rato!
PEDRO
Bom, já sai de burro e Jumento para rato. Mas, saibas você não me irritas e que as palavras que saem de sua boca, são para mim como a brisa de chuva fresca em dia de calor.
(Catarina faz cara de zangada e entra batista)
BATISTA
E ai senhor Pedro, fez algum progresso com minha filhinha?
PEDRO
Sim, Coroné Batista, nos demos tão bem, e já acertamos! O casamento será o mais breve possível.
(Catarina faz cara de assustada)
BATISTA
Ah! Que maravilha!Quando então será o casório?
PEDRO
Amanhã!
BATISTA
Como amanhã? Já?
PEDRO
Sim, nos demos tão bem que não temos mais que esperar!
BATISTA
Então ,está certo! Amanhã vocês casam!
Norma, meninas!Norma, meninas! (gritando) (entram as três correndo)
DONA NORMA
Sim meu querido!
BATISTA
Sua filha Catarina se casa amanhã! Esse senhor é o noivo!Faça todos os preparativos!
(Norma olha para Pedro, depois para Catarina)
DONA NORMA
Casamento? Já? Amanhã? (gaguejando) Bom, estará tudo arrumado! (sai Beatriz, Manuela e Norma)
BATISTA
Então, até amanhã senhor.
PEDRO
Até coroné! (sai)
CATARINA (para Batista)
Como o senhor faz que eu case com esse maluco?!
BATISTA
Para casar com você minha filha, maluco é pouco!( os dois saem e entra os narradores)
NARRADOR 1
Já que o casamento é logo...
NARRADOR 2
Vamos arrumar a festa!

(entram Dona Norma, Manuela, Beatriz e algumas mulheres e junto com os narradores começam a arrumar o local para o casamento dançando ao som da música, ao final todos saem)

3° ATO O Casamento
(Cena única)

(Entra Catarina vestida de noiva Manuela e Beatriz)

BEATRIZ
Minha irmã, que felicidade! Hoje é o seu casamento!
CATARINA
Seria mais feliz se fosse meu enterro!
MANUELA
Num fale assim Cata, arrumou um homem que parece que gosta de você! (fala isso com uma expressão irônica e Catarina fica ainda mais com raiva)
DONA NORMA
Minhas filhinhas estão tão lindas! Vamos, todos os convidados já chegaram! (sai Dona Norma, Manuela e Beatriz)
(Entra batista)
BATISTA
Vamos Cata, é o seu grande dia! (Catarina faz cara de zangada e pega no braço do pai de forma brusca)

(No altar está o padre ao centro, Pedro do lado direito, Norma, Manuela e Beatriz e os Narradores do lado esquerdo. Marcha nupcial, entra Batista quase que arrastando Catarina.)

PADRE
Meus filhos e minhas filhas! Estamos aqui reunidos para unir em Santíssimo matrimônio o Senhor Pedro José Maciel Fragoso Andrade e Costa com a senhora Catarina Cavalcanti de Melo e Souza. È por livre e espontânea vontade que ambos se encontram nesse momento na casa de Deus para se tornarem marido e mulher?
PEDRO
Sim...
CATARINA
Não! (todos olham para Catarina)
PEDRO
(fala bem próximo dela, quase que cochichando)
Ô Minha brisa do sertão, me diga uma coisa, queria que eu sumisse?
CATARINA (gritando)
SIM !
PADRE
Já que é de consentimento do casal, declaro marido e mulher!Que sejam felizes! Amém!
(Catarina faz cara de braba, mas quando Pedro lhe dá um beijo, ela fica toda tonta. E sorrir)
TODOS
Viva os Noivos!
NARRADOR 1
Com a Benção de Santo Antonio e de São João!
NARRADOR 2
Vamos todos comemorar a festa do casório com uma grande e bela quadrilha!

(Os personagens formam pares e convidam a todos a dançar quadrinha!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário