sábado, 5 de setembro de 2009

Flerte Fatal

Texto produzido coletivamente e através de jogos de improviso.
Direção: Onézia Lima
Sonoplastia: Rock instrumental (no início e no fim de cada cena)

1º CENA (noticias populares)

*6 atores sentados em 6 cadeiras (3 homens e três mulheres). Cada um segura um jornal na mão, que tampa o rosto e só ficam visíveis as pernas e os pés. Todos, de forma aleatória, começam a ler noticias dos jornais.
Assim, cada dupla uma inicia a noticia e a finaliza (as duplas são formadas por um homem e por uma mulher). Quando uma dupla fala, os outros permanecem imóveis.

HOMEM 1
Noticias, noticias e mais noticias.
MULHER 1
Noticias populares!
HOMEM 2
Adolescente presa em show de Rock
MULHER 2
Estava com cocaína, craque, maconha e lança perfume.
HOMEM 3
Adolescente assassinada
MULHER 3
Era viciada em drogas!
HOMEM 1
Prisões, morte, drogas!
MULHER 1
Os jornais nos falam todos os dias
HOMEM 2
Adolescente presa em show de Rock
MULHER 2
Estava com cocaína, craque, maconha e lança perfume.
HOMEM 3
Adolescente assassinada
MULHER 3
Era viciada em drogas!
HOMEM 1
Drogas!Drogas e Drogas!
MULHER 1
Maconha, cigarro, craque, cocaína, álcool

(pausa) e todos folheiam os jornais.

HOMEM 2
Ex-drogado fala como saiu do vicio.
MULHER 2
A família foi fundamental para sua recuperação.
HOMEM 3
Hoje ele vive bem...
MULHER 3
Uma lição de vida!
HOMEM 1
Então, existe esperança?

Abaixa o jornal e não levanta mais.

MULHER 1
Sim, existe esperança!

Olhando para ele com um sorriso no rosto.
Todos abaixam os jornais, com um sorriso no rosto, levantam-se um de cada e saem de cena. Toca a música e os personagens da próxima cena chegam e ficam na frente de cena. E depois tomam sua posição inicial.

2º CENA
Personagens:
TAMY
PRI
LINE
POLICIAL 1
POLICIAL 2

No centro de cena encontra-se Priscila que fuma um baseado.

TAMY
E ai parceira?
PRI
Tudo beleza! Trouxe as paradas!
TAMY
Claro, acha que eu ia esquecer? Olha, essa é Line.
LINE
Eu já conheço Pri de outras paradas. Já estudamos juntas no colégio.
PRI
Isso mesmo, já faz um tempinho e ai, vamos para show de rock?
TAMY
Vamos, e toma as paradas pra começar a esquentar!

Pri e Line fumam maconha enquanto Tamy cheira lolo. Sobre mùsica de rock pesado. Aparece ao fundo da cena policiais que observam as três jovens e depois de algum tempo às abordam.

POLICIAL 1
Encosta, encosta, encosta.
PRI
O que é meu irmão? Estamos fazendo nada!
POLICIAL 2
Encosta na parede e não reclama.
LINE
O que é cara, tira a mão daí! Não tem nada ai não! Sai!
TAMY
Larga ela! Porra! Larga ela!
POLICIAL 1 (para Line)
Se não tem nada o que é isso? Está presa! direto para delegacia!
TAMY
Larga ela! Seu bosta! Largar!
POLICIAL 2
Vocês duas vem comigo, vamos passa!
POLICIAL 1
Vamos mocinha!
LINE
Vou nada, me larga! Ai! Me larga! Eu vou te pegar depois seu bosta!

Sobe música para trocar de cena. Entram os personagens da próxima cena de forma gradativa.

3º CENA
Personagens:
CAMILA
RODRIGO
TUBARÃO
ISA
JESSICA

Camila está em centro de cena, fumando um cigarro de maconha. Do lado esquerdo atrás de cena encontra-se Tubarão que conta dinheiro, e no lado direito, em frente de cena, encontra-se Isa com um caderno na mão e estudando.

CAMILA
Putz! Que droga!Acabou, vou comprar mais!
TUBARÂO
E ai Camila! Tudo beleza moça!
CAMILA
Olá Tubarão!Tudo na limpeza! E ai, tem um bagulho para mim ai?
TUBARÃO
Aqui nunca falta!Tome, é de primeiríssima qualidade! E ai, tem noticias do Rodrigo?
CAMILA
Tubarão, o mané não foi preso. Que bicho burro!
TUBARÃO
Isso que dá principiante, idiota mesmo!
CAMILA
To indo Tubarão! Valeu pela parada!Fui!

Camila anda pelo palco fazendo um circulo fumando o cigarro de maconha. Nesse caminhar entra Jéssica.

CAMILA
E ai Jéssica!
JESSICA
Tudo bem Camila! O que é isso ai?
CAMILA
Ah! É uma parada show! Experimenta Jéssica!
JESSICA
Isso não faz mal não?
CAMILA
Deixa de ser mané! Pega logo, você vai gostar!

Jéssica pega no cigarro de maconha e traga e sente uma tontura.

JESSICA (tragando e se desequilibra)
Porra Camila! Esse negocio é muito bom! Caramba!
CAMILA
Então fica com esse para você! Eu tenho mais!
JESSICA
Camila, obrigada! Valeu mesmo!
CAMILA
Que nada, o que a gente não faz pelos amigos! Estou indo!
JESSICA
Valeu Camila. Chau!

Jéssica dá voltas pelo palco, para em frente de cena, fuma, e depois sai de cena. Isa estuda quando escuta Jéssica chamar por ela.

JESSICA
Isa!Isa!Isa!
ISA
Entra, Jéssica!
JESSICA
Olá Isa! Tais fazendo o que?
ISA
Estou estudando para o Vestibular.
JESSICA
Isso não leva ninguém a nada!

(Jéssica senta do lado de Isa. Que depois de um tempo sente o cheiro da maconha.)

ISA
Vixe! Jéssica! Que catinga é essa! Para com isso menina!
JESSICA
Que nada Isa, essa é uma parada muito boa!
ISA
Que nada! Essa parada que você diz que é “boa” vicia e faz mal a saúde!
JESSICA
Que nada! Deixa de ser careta Isa! Você não sabe de nada!
ISA
Sei sim! Sei que isso ai não presta. Por que você invés de perder tempo com DROGA, não vai estudar para o Vestibular?
JESSICA (furiosa e arranca o caderno de Isa e o Joga no chão)
A droga é isso aqui! Ou você acha que gente da favela tem futuro estudando?
ISA
Tem sim...
JESSICA
Tem nada! É melhor curtir a vida usando dessas paradas!

A duas ficam paradas com cara de raiva. Isa, com braços cruzados e batendo o pé e Jéssica nervosa e fumando o cigarro. Quando isso acontece, escuta-se a voz de Rodrigo.

RODRIGO
Isa! Isa!

Silêncio

RODRIGO
Isa! Isa! Isa!
ISA
Entra!

Rodrigo entra em cena

RODRIGO
Isa, que saudade, quanto tempo!
ISA (feliz)
Rodrigo, você foi solto que coisa boa!
RODRIGO
É Isa, eu era réu primário. Meu pai vendeu a geladeira de casa para pagar a fiança.
ISA
Poxa, e agora?
RODRIGO
Vou ter que trabalhar para comprar outra. Mas graças a Deus estou livre daquele inferno. Drogas nunca mais!
ISA
Que coisa boa Rodrigo. Mas, olha outra amiga da gente entrando nesse caminho. (aponta para Jéssica que está um pouco distante deles) Tenta conversar com ela!
RODRIGO
O que isso Jéssica?
JESSICA
Oi menino! Ah! Isso é uma parada muito boa! Experimenta Rodrigo!
RODRIGO
Eu sei bem como é, mais deixa isso! Jéssica isso não leva a nada!
JESSICA
Lá vem você também com sermão! Ai não!
RODRIGO
Não é sermão! É a verdade! Deixa isso! (tira o cigarro da mão dela joga no chão)
JESSICA
Porra, cara! (pega o cigarro do chão) Me deixa! Eu sei o que é bom para mim. (sai de cena)
RODRIGO
Eu tentei Isa!
ISA
Eu vi. Vamos a deixar cuidar da vida dela sozinha mesmo, já que não nos escuta!
RODRIGO
É, espero que não aconteça nada de mal. Estou indo, tenho que procurar emprego. Chau!
ISA
Tudo bem, e eu tenho que voltar a estudar para o vestibular. Chau e se cuida!

Isa senta na cadeira e Rodrigo sai de Cena. Jéssica aparece em cena com o cigarro, caminhando em voltas. Até depois de duas voltas para em frente de cena e ao centro.

JESSICA
Poxa, a parada acabou! Que merda! Vou ter que comprar no Tubarão!

Ela caminha, dando duas voltas e vai em direção que está o Tubarão.

JESSICA
Olá Tubarão! Sou amiga de Camila!
TUBARÃO
Opa! Tudo bom! O que queres de mim?
JESSICA
Estou precisando da parada, do bagulho!
TUBARÂO
Tudo bem, aqui nunca falta e é de ótima qualidade.
JESSICA
Obrigada! ( e sai)
TUBARÃO
Ei, mocinha! Como é seu nome mesmo? E cadê meu dinheiro?
JESSICA
Ah, Jéssica. Olha eu estou sem dinheiro. Mas posso pagar de outra formar (passa a mão no peito do Tubarão com expressão insinuante)
TUBARÃO
O que isso menina! Sai! Eu sou casado! Está maluca? Tudo bem, já que é a primeira vez que você compra, vou ser bonzinho. Você tem até quinta-feira às 10 horas da manhã para trazer meu dinheiro. Ouviu!
JESSICA
Tubarão, obrigada! Quinta-feira sem falta eu trago! Pode deixar. Obrigada! (sai de cena)

Tubarão senta. Passa-se um minuto e ele conta dinheiro e arruma o revolve. Olha para o relógio com expressão de indignação.

TUBARÂO
Já chegou quinta feira e são de meio dia. O tempo dela se esgotou. Vou atrás dela.

Jéssica entra. E vem em linha reta. Enquanto Tubarão faz um percurso perpendicular. E se encontram no centro de cena. Jéssica no centro de cena, e ele na ponta esquerda.

TUBARÃO
Jéssica! Cadê minha grana!
JESSICA
Desculpa, Tubarão! Eu não consegui. Desculpa!
TUBARÃO
Eu disse que era até hoje Jéssica.
JESSICA
Eu seu tubarão, me dê mais uns dias para que eu consiga a grana!

Entra Rodrigo e Isa e ficam escondidos observando o que acontece.

TUBARÃO
Seu tempo acabou! Se não pagar agora perde a vida!
JESSICA (andando para trás, tremendo)
Tubarão, não faça isso não! Por favor! Me dê mais um tempo.
TUBARÃO
Você vai pagar com sua vida! (saca a arma e atira)
JESSICA, RODRIGO e ISA (gritam)
Não!

Jéssica cai morta. Rodrigo e Isa correm para junto dela e tubarão sai de cena.

RODRIGO
Jéssica! Acorda Jéssica! Acorda!
ISA
Jéssica, não! (chora)

/Música/Os personagens da próxima cena entram e se posicionam.

4º CENA
Personagens:
JORNALISTA
DANILO
MARIANA
JADE

Sentados em cadeiras. Juntos e em cadeiras enfileiradas. Danilo ao centro segurando na mão de Jade e do outro lado dele Mariana de perna cruzada. O Jornalista está um pouco separado e em destaque.

JORNALISTA
Bom dia! Estamos começando mais um Jornal NP, Notícias populares. E hoje estamos com Danilo, ex-viciado em drogas, que vai nos contar como saiu dessa vida. Ele vem acompanhado de sua esposa Jade e de sua Irmã Mariana. Bom dia Danilo.
DANILO
Bom dia!
JORNALISTA
Para começar nossa conversa, conte-nos como foi que você entrou nas drogas.
DANILO
Eu era um rapaz comum. Estudava, namorava, jogava bola e tinha amigos. Sendo que quando meus pais se separaram comecei a me sentir perdido, sozinho, triste. Então conheci “uns amigos” que me ofereceram um cigarro de maconha e disseram que ia me fazer sentir melhor. Acreditei e começou assim
JORNALISTA
Mariana, como foi para você quando viu que seu irmão estava usando drogas?
MARIANA
Sabe, não notamos de inicio. Ele passava mais tempo na rua do que em casa. Ele sempre foi um menino tranqüilo, alegre e cheio de vida. Só que, depois de algum tempo, ele começou a mudar, ficar serio, e agressivo.
JORNALISTA
Danilo, como foi o seu tratamento?
DANILO
Quando a minha família notou, eu já estava viciado em maconha, álcool, cocaína e craque. Eles me deram muito apoio. Disseram que eu era maior do que isso e que ia ficar bom. Eu sabia que não era certo, mas não conseguia parar. Eles me ajudaram, me colocando numa clinica para reabilitação e depois de três anos eu estava bem.
JORNALISTA
Jade, você como namorada na época, e hoje, como esposa, como pode descrever esse período?
JADE
Eu sempre amei muito Danilo, ele é tudo para mim. Passamos por maus momentos. Ele que sempre foi amável comigo, passou a me tratar mal. Mas, eu sabia que era por causa das drogas. E lutei junto com ele. Sempre estive ao seu lado e hoje estamos casados, felizes e esperando nosso primeiro filho. Ele é minha vida!

(Danilo beija a testa da esposa.)

JORNALISTA
Mariana, então a ajuda da família e da namorada foram de grande importância para a recuperação do Danilo?
MARIANA
A família foi à base. Nos todos juntos e com a ajuda de Jade podemos ter força e lutar para fazer Danilo melhorar. Hoje ele está recuperado, feliz e voltou a ser meu irmão tranqüilo e alegre que amo muito.

(Danilo pega na mão da irmã, e lhe dá um sorriso)

JORNALISTA
Então Danilo, tem uma frase para deixar de recado ao telespectador?
DANILO
Tenho sim! Digo a todos que não troquem momentos de curtição por uma vida inteira. E que as drogas não são a solução para nossos problemas.
JORNALISTA
Agradecemos à presença de Danilo, Jade e Mariana. E encerramos por aqui o nosso Jornal NP, Noticias Populares. Não perca o programa de amanhã que será sobre gravidez na adolescência. Um bom dia a todos.

As personagens ficam imóveis. /música/

5º CENA
Música: Flerte Fatal (Ira)
(todos os personagens da peça entram gradativamente ao som da musica e no final se abraçam em sinal de confraternização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário